segunda-feira, 6 de maio de 2013

O encantador frio da Finlândia!

Já faz um bom tempinho que o "Viagem Literária" não aparece aqui no Leitora Online, mas ele voltou e chegou com mais uma viagem incrível. Depois de conhecermos a exótica cidade de Bangkok, que tal visitarmos a Finlândia? Finalmente vamos descobrir qual charme esconde esse país, que faz a Becky Bloom (série Os Delírios de consumo de Becky Bloom) usá-lo em 8 de cada 10 mentiras que ela conta para poder escapar das confusões em que acaba se metendo.

As malas estão prontas? Então apertem os cintos, porque a viagem de hoje já vai começar...

A Finlândia é um país que fica ao Norte da Europa e é o menos densamente povoado da União Européia. O idioma do país é o finlandês e a segunda língua oficial é o sueco. A moeda utilizada é o Euro.

A Finlândia possui a melhor educação do mundo, lá todas as crianças tem direito a mesma educação, não importa se é rico ou pobre.

Existem diversos pontos turísticos que merecem serem conhecidos, aqui separamos apenas alguns alguns. Esperamos que gostem!

- Helsinki
Helsinki é a capital do país e é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver. É levado em consideração os quesitos como baixas taxas de criminalidades, a excelente qualidade do ar, os lugares onde morar, se é possível encontrar lojas abertas aos domingos, os transportes públicos e também a ecologia. A cidade é chamada de "cidade branca do norte" por causa da grande quantidade de edifícios de pedras claras.

- Fortaleza de Suomenlinna
A Fortaleza de Suomenlinna localiza-se à entrada do porto de Helsinki. Frederico I da Suécia mandou construir em 1747, nas seis ilhotas do arquipélago em frente à cidade de Helsinki, uma fortaleza destinada a fechar e proteger as províncias suecas na Finlândia das tropas dos czares e do avanço russo. Desde 1991, a Fortaleza de Suomenlinna foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

- Clima
O clima na Finlândia é muito diversificado devido a sua localização geográfica. O inverno pode ter duração de 180 dias de acordo com a região; O Sul costuma ficar coberto de neve durante 3 ou 4 meses e o Norte, até 7 meses. Além disso, o inverno é também extremamente rigoroso, podendo atingir temperaturas glaciais de até -15°C  ao Sul, e -30°C ao Norte.

- Hotel no gelo
Localizada ao norte do Círculo Ártico, na Lapônia, a Igloo Village do Hotel Kakslauttanen, é uma vila de iglus que são feitos de paredes e tetos de vidro térmicos, para amenizar a temperatura e permitir que os hóspedes aproveitem o espetáculo da aurora boreal no conforto de uma cama quentinha.

- O sol da meia noite na Finlândia
Durante o inverno na região da Lapônia ocorre o  fenômeno da noite polar, é quando o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias; o sol brilha somente umas quatro horas por dia, porém o pôr-do-sol é bem lento e por isso nunca chega a escurecer totalmente durante a noite.

- Lapônia e a Casa do Papai Noel
A Lapônia é uma das seis províncias da Finlândia, fica no norte e a sua capital é a cidade de Rovaniemi. Além de ser uma cidade lindíssima, Lapônia tem mais um mega atrativo, é a cidade do Papai Noel, segundo a lenda. Mas, se você não pode ir até lá para visitar a casa do bom velhinho, não fique triste não, aqui está o endereço dele:

Santa Claus' Main Post Office
FIN - 96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finland
Quem sabe, se você se comportar bem esse ano, o Papai Noel não atende o pedido da sua cartinha? Houhouhou...

Finlândia é um país que vale muito a pena ser visitado, é simplesmente fascinante! Agora fica fácil saber porque a Becky Bloom é apaixonada por ele.

Esperamos que tenham gostado da nossa viagem de hoje! Até o nosso próximo destino (:


Fontes:
Estado de Minas 

Mariana

5 comentários:

  1. Que sonho
    É um lugar muito lindo
    Dá vontade de ir

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. lindo post. Sabia que você está no meu blog? numa gadget, dá uma olhadinha lá. bj

    http://escritor-a.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Amo a Becky Bloom , e sempre morria de rir quando ela citava a Finlândia. Infelizmente ainda não li os livros, só vi o filme :(
    Adorei o post, a Finlândia realmente parecer ser um lugar lindo !

    Beijos
    http://resenhandolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sonho Sonho Sonho *-*
    Aii Deus! Como eu queria passar minha vida em um lugar como este. Adorei o post! Encantador!

    www.ela-sabe.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post. O bom que fiquei conhecendo um pouco mais a Finlândia.
    Bjs e um ótimo fds.
    linda-e-loira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang