domingo, 26 de agosto de 2012

A Cidade do Sol - Khaled Hosseini

Editora: Nova Fronteira
Escritor: Khaled Hosseini
Páginas: 368
Ano: 2007
Nota: 3/5

A Cidade do Sol, escrito por Khaled Hosseini e publicado pela editora Nova Fronteira, conta a história de Mariam, que nasceu em 1959 em uma aldeia na cidade de Herat, cujo destino ela sempre soube que seria servir seu marido e dar-lhe muitos filhos e de Laila, que nasceu em 1978 em Cabul. Laila sonhava que poderia ser tudo o que quisesse!

Mas o destino muda o futuro das duas e estas vidas acabam se cruzando no grande país de Afeganistão, que está em guerra no momento e que vê a chegada dos Talibãs e o seu regime conversador. E é essa guerra que decide o destino das protagonistas Mariam e Laila. 

Mariam era uma harami (criança que foi concebida fora de um casamento), morava numa kolba em um vilarejo na cidade de Herat com sua mãe Nana. Toda quinta-feira seu pai, Jalil, vinha vê-la. Ele era um dos homens mais ricos da cidade, Nana havia sido uma das muitas empregadas que ele tinha, até que ela engravidou.

Quando Mariam completou 15 anos de idade, ela pediu de presente que seu pai a levasse ao cinema que ele tinha, o pai combinou de buscá-la no dia seguinte. Ela esperou durante horas no dia combinado, mas seu pai não apareceu, então ela foi para Herat atrás dele, chegando lá, ele não quis recebê-la fingindo não estar em casa, decepcionada, ela vai embora.

Ao chegar em casa, ela encontra a mãe morta e a partir desse acontecimento sua vida muda completamente. Mariam vai morar com seu pai na cidade, mas logo foi obrigada a se casar com Rashid, um sapateiro de 45 anos, após casar-se, ela vai morar em Cabul. Mariam acaba sendo humilhada e maltratada pelo seu marido, tudo porque ela não ficava grávida, e quando finalmente ficou, acabou perdendo o bebê.

Naquela mesma rua em que Mariam agora morava, anos mais tarde, nasceu uma menina, Laila, cuja vida cruzaria com a dela. Laila era filha de um professor, uma menina inteligente e que tinha um grande amigo, Tariq.   

Em 1992 a guerra no país aumentava a cada dia que passava e após caírem alguns mísseis na rua onde moravam e atingir a casa de Laila, a vida da menina é mudada também é mudada.
   
Acompanhando a história dessas mulheres, o autor nos mostra a comovente vida de um país destruído pela guerra.    

A Cidade do Sol é um livro emocionante e, ao mesmo tempo, chocante. O livro nos transmite muitas lições que serão lembradas para sempre!
 
Mariana Marques

0 comentários:

Postar um comentário

 

Leitora Online Modificações exclusivas para o Leitora Online Ipietoonn e Bukit Gambang